Tópicos Principais
Não há quem não conheça ou ainda não tenha ouvido falar dos novos e extremamente frequentados Food Trucks. A ideia surgiu em 1872, na época das carroças, mas só tomou um rumo certo após a crise americana de 2008, desembarcando no Brasil em 2012 e conquistando a todos.
As opções servidas são as mais variadas possíveis, mas a maioria dessas lanchonetes móveis oferece pratos quentes ou frituras, utilizando chapas, fogões, fornos e outros utensílios que podem significar um potencial perigo quando o assunto é incêndio.
Combate à incêndios em Food Trucks
Não podemos esquecer também que o Food Truck é um caminhão, então além de ser necessária a proteção para o caso de um incêndio com os utensílios utilizados na cozinha, devemos também ter total condição de combate das chamas que atingirem os objetos pertencentes ao carro, como bancos, paineis, motor, etc.
Partindo desse princípio, é importante que tenhamos dois principais meios de combate prontos para uso no Food Truck: o extintor ABC, obrigatório por lei a partir de 1º de julho em todos os veículos automotores, e um extintor classe K, para incêndios em cozinhas.
Muitos Food Trucks trabalham com fritadeiras e chapas, nas quais normalmente a quantidade de gordura é alta e a temperatura também, fatores que podem favorecer o início de um incêndio.
Os incêndios ocorridos a partir de meios como óleos e gorduras devem ser controlados com extintores classe K, e nunca devem ser combatidos com água ou outros materiais, pois além da ineficiência, já que a chama pode ser reavivada facilmente, no caso da água a reação com os materiais combustíveis pode causar uma explosão ainda maior.
Os extintores classe K combatem o incêndio por meio da saponificação, uma reação que ocorre quando o agente extintor entra em contato com a gordura, criando uma camada protetora entre os materiais combustíveis e o ar, impedindo o reavivamento da chama.
Por isso é importante que o Food Truck esteja sempre equipado tanto pra incêndios na cozinha quanto nos locais internos do veículo, garantindo assim total segurança para os funcionários e clientes.
Esse novo tipo de extintor foi recentemente implantado como padrão em veículos, substituindo o antigo pó para extinção BC.
Entre as vantagens da nova escolha está o fato de que o antigo extintor BC não era eficiente para incêndios classe A, ou seja, se as chamas atingissem paineis, bancos, mangueiras de borracha, revestimentos e o capô, o extintor encontrado no carro não seria útil na hora de combater o princípio de incêndio.
Por lei, todos os veículos têm que estar equipados com um extintor automotivo, e a partir do dia 1º de julho, ele não poderá mais ser o antigo BC, portanto a substituição deve ser feita rapidamente.
A Bucka oferece sistemas de combate a incêndio para cozinhas industriais e extintores classe K portáteis, oferecendo total segurança em qualquer situação. Conheça nossos produtos!