Tópicos Principais
O processo de especificação e compra da mangueira de incêndio correta pode parecer simples, mas pode ser bastante confuso e complicado quando você começar a olhar com mais atenção. Com este artigo, a Bucka espera ser capaz de ajudá-lo a obter seu inventário de mangueiras de forma confortável e fácil, até mesmo criando e executando um plano de substituição correto.
Especificando e comprando a mangueira certa
Bombeiros são profissionais que confiam em suas vidas às mangueira de incêndio, por isso é importante pesquisar cuidadosamente vários fatores antes da compra. Estes fatores incluem mais do que apenas orçamento – você deve considerar a construção da mangueira e os materiais utilizados, durabilidade, resistência à torção, facilidade de limpeza, embalagem e armazenamento, bem como as exigências da norma ABNT. Lembre-se: As mangueiras disponíveis no mercado não são iguais e possuem qualidades completamente diferentes. Antes de entender os pontos deste tópico, é importante que você possua uma ideia de como podemos ver e classificar os tipos de mangueiras de incêndio. Elas são divididas em 5 tipos conforme estabelece a ABNT NBR 11861:
- Tipo 1: Predial Petronyl
- Tipo 2: Industrial Petronyl
- Tipo 3: Dupla Capa Doublenyl
- Tipo 4: Revestimento Externo Petrobot
- Tipo 5: Revestimento Externo Rubbernyl
Variação de diâmetro
Em primeiro lugar, é importante compreender o diâmetro da mangueira antes de fazer uma compra. As normas atuais permitem aos fabricantes fornecer mangueiras de incêndio de 1.1/2” e 2.1/2” para combate a incêndio e de 4” e 6”por exemplo, para adução de água.
Seleção de revestimento
Outra consideração é o tipo de revestimento (ou capa) que você quer que a mangueira tenha. Existem dois tipos comuns de capa: de borracha e tecido(poliéster). Revestimentos de borracha de poliuretano impregnado (ou extrudados) oferecem alto desempenho para a mangueira de incêndio. Estes revestimentos são uma boa opção para proteger a mangueira quanto a:
- Abrasão;
- Superfícies quentes.
Comprimento
O comprimento da mangueira deve ser cuidadosamente considerado antes da compra. Os comprimentos normatizados são de 15, 20, 25 e 30 metros.
Plano de substituição
Finalmente, faça um plano de substituição. Apesar dos testes anuais, ainda pode ser difícil determinar os efeitos do tempo e desgaste em sua mangueira. Seu plano deve considerar:
- Garantia;
- Frequência de uso;
- Condições de armazenamento;
- Padrões de desempenho durante o teste.
Esta estratégia impacta ativamente a segurança dos bombeiros e proporcionará facilidade no orçamento e preparação de compra. Lembre-se: Não há nenhuma mangueira de incêndio que se encaixe em todas as situações. Observe cada uma destas condições antes de realizar a compra e escolha a mangueira que seja mais segura para seu caso. Os consultores Bucka estão sempre dispostos para auxílio, entre em contato e saiba mais!