Como evitar incêndios em estabelecimentos assistenciais de saúde?


Última atualização: 03/10/2023 às 14h
Tempo de leitura: 3 minutos

A ocorrência de um incêndio em um Estabelecimento Assistencial de Saúde (EAS) pode colocar em risco a vida de todos os seus ocupantes, em especial dos pacientes que se encontram fragilizados, tendo em vista as possíveis dificuldades de locomoção.

Sistemas de combate à incêndios em E.A.S.

Incêndios acontecem com grande frequência em Estabelecimentos Assistenciais de Saúde, independentemente das proporções, das causas, das consequências, ou por terem maior ou menor repercussão na mídia.

1. Controle de materiais de acabamento e revestimento: A negligência do controle adequado do potencial de inflamabilidade e emissão de gases dos materias de acabamento e revestimento usados na construção de edificações pode contribuir de maneira catastrófica para o princípio de um incêndio.

2. Sinalização de emergência: Todo estabelecimento assistencial de saúde deve possuir um sistema de sinalização de emergência adequadro. Grande parte dos usuários dos EAS não está familiarizada com a edificação, com os equipamentos de segurança e com as saídas de emergência.

3. Rotas de fuga e saídas de emergência: As rotas de fugas são proporcionadas por portas, corredores, halls, passagens externas, balcões, escadas, rampas ou outros mecanismos para atingir as saídas de emergência de um edifício. As saídas de emergência, por sua vez, são caminhos contínuos, protegidos e sinalizados para que os ocupantes do estabelecimento atinjam a via pública ou espaço aberto que não apresente risco de vida. A saída deve ser feita de forma organizada em caso de incêndio.

4. Iluminação de emergência: Um sistema composto por dispositivos de iluminação de ambientes em nível suficiente para permitir a saída rápida e segura dos ocupantes para o exterior oferece iluminação mínima para as áreas técnicas, proporciona a execução de intervenção e a continuidade dos serviços essenciais em áreas específicas, em caso de interrupção ou falha no fornecimento de energia elétrica para o sistema de iluminação normal.

5. Alarme de incêndio: O sistema de alarme de incêndio é uma das principais medidas de proteção ativa de qualquer edificação, tendo como objetivo propiciar meio confiável de alertar os ocupantes sobre uma situação de risco iminente.

6: Extintores: Recomenda-se que todo Estabelecimento Assistencial de Saúde possua um sistema de proteção por extintores portáteis, projetado e mantido em conformidade com o disposto na ABNT NBR 12.693 – Sistemas de proteção por extintores de incêndio. Existem, de uma forma geral, cinco classes principais de extintores de incêndio: A, B, C, D e K. Os agentes que os diferem são: água; espuma; pó químico seco ABC ou BC; halogenados; CO2; pó especial e agente saponificante:

  • Classe A: Adequados para tecidos, madeiras, borrachas, papéis, plásticos e chamas provenientes de combustíveis regulares;
  • Classe B: Adequados para combater incêndios com graxa, óleo ou gasolina;
  • Classe C: Adequados para incêndios elétricos, provenientes de aparelhos eletrônicos, ferramentas etc;
  • Classe D: Extintores dessa classe são utilizados para combater incêndios provenientes de metais pirofóricos;
  • Classe K: Adequados para incêndios em cozinhas e fritadeiras causados por óleos vegetais, gorduras animais ou aparelhos de cozinha. Extintores dessa classe possuem um agente químico úmido (saponificante) utilizado especialmente para tais fins;

7. Hidrantes e mangotinhos: Além dos extintores é fundamental a existência de hidrantes e mangotinhos para combater incêndios de maiores proporções. Estes equipamentos devem ser dotados de esguichos reguláveis, cujo jato pode ser ajustado entre sólido e neblina.

Entre em contato via Whatsapp

Ou

Ligue para: (11) 3935-4280


Comentários em “Como evitar incêndios em estabelecimentos assistenciais de saúde?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Converse com nosso comercial

X
!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando