Tópicos Principais
Embora incêndios em hotéis respondam por uma pequena porcentagem de mortes relacionadas ao fogo, existe, no entanto, a possibilidade da perda de vidas por incidentes deste gênero. Hotéis recebem um grande número de pessoas que, no momento do possível incidente, podem estar dormindo, ou até, podem não estar familiarizadas com o local. Nestes casos, o fogo pode se espalhar rapidamente pelos corredores do hotel e escapar por janelas em pisos superiores, pode ser mortal.
Medidas de segurança, em geral, tais como portas corta-fogo e extintores de incêndios, são imprescindíveis em hotéis e já salvaram milhares de vidas, porém saber como agir em situações como estas é essencial e aumentam as chances de sobrevivência caso você precise, um dia, por ventura, passar por inconvenientes desta natureza.
Passo a passo para sobreviver à incêndios em hotéis
1. Pacote de sobrevivência: Como já dizia o velho ditado: ‘’É melhor prevenir que remediar’’. Leve sempre uma lanterna que não custa caro e tampouco ocupa espaço em sua bagagem. A lanterna pode se tornar um verdadeiro salva-vidas caso você precise andar rapidamente em uma escada ou corredor escuros.
2. Opte por um quarto nos níveis mais baixos: Caso ocorra um incêndio, a prioridade é sair, com urgência, do prédio. Esta tarefa pode se tornar extremamente complicada caso você esteja em andares superiores. Ao fazer a reserva, peça um quarto próximo ao andar térreo.
3. Conheça as rotas de fuga: Se você não estiver familiarizado com as rotas do hotel, você poderá estar arriscando sua vida em casos de incêndios:
● Peça um mapa do hotel na recepção para garantir qual o percurso que você deve fazer até a saída;
● Estude o mapa para encontrar a saída mais próxima. Logo após, estude as saídas alternativas
4. Deixe tudo para trás: Se você detectar fumaça ou fogo e precisar sair do hotel com urgência, não se preocupe com itens pessoais. Neste momento a única prioridade é sua vida, bem como sua sobrevivência. Não valeria a pena colocar em risco sua integridade física por bens materiais. Se você tem lanterna e as chaves do hotel, você tem tudo.
5. Cheque o telefone: Caso seja possível, ligue para a recepção e notifique sobre seu paradeiro. Ou então, ligue para o departamento de bombeiros. Dê um sinal à equipe de resgate pendurando um papel ou uma peça de roupa para fora da janela.
6. Suba a janela e salte: Caso seja seguro e não apresente alturas relevantes, você pode sair do prédio pela janela. Lembre-se de não saltar caso você esteja em andares mais altos, a não ser que a sua vida esteja iminentemente ameaçada. Se as condições forem adequadas e não houver outra solução, não pense duas vezes em utilizar as janelas como escapatória:
● Caso o fogo esteja do lado de fora da sua janela, feche-a, abaixe as cortinas e mantenha objetos inflamáveis longe.
7. Procure um médico: Embora você se sinta bem após ter escapado, pode estar ferido ou sofrer complicações de inalação da fumaça ou, até mesmo, queimaduras.
Lembre-se de jamais perder o controle ou entrar em pânico. É imprescindível possuir um plano de sobrevivência e saber como agir em possíveis eventos como estes.