Tópicos Principais
Incêndios, na maioria das vezes, são eventos desastrosos que podem destruir estabelecimentos, bens e até mesmo vidas.
Primeiramente, analise o seu entorno, verifique a periculosidade do ambiente e identifique os próximos passos a serem tomados. Caso você esteja em situação de risco, procure primeiramente salvar a própria vida para, depois, tentar socorrer possíveis vítimas.
Dicas de socorro em incêndios
- Fumaça tóxica: para que você não inale a fumaça tóxica que pode ser extremamente prejudicial, molhe um pano limpo e o prenda no rosto, simulando uma máscara. Procure ficar agachado, pois a fumaça costuma ficar no alto, havendo maior concentração de oxigênio no chão.
- Retire a vítima do local: ao encontrar alguém em meio a um incêndio, retire a vítima imediatamente do local, deixando-a deitada em algum local seguro. Caso a pessoa esteja em chamas, role-a no chão para dissipar o fogo.
- Verifique se a vítima está viva: cheque a respiração, os batimentos cardíacos e pergunte o seu nome, mantendo-a acordada. Não permita que se formem aglomerações ao redor da vítima, pois é necessário que ela respire.
- Máscara de oxigênio: a máscara de oxigênio fará com que os danos à garganta da vítima sejam amenizados. Muitas vezes, pode evitar que a vítima venha a falecer.
- Respiração boca a boca: caso a pessoa não consiga respirar, deite-a no chão, com a barriga virada para cima e cheque se há a presença de algo em sua boca bloqueando a respiração. Caso haja, tente tirar e, em seguida, tampe o nariz da pessoa e assopre o ar em sua boca, repetindo o movimento cerca de 20 vezes em 1 minuto.
- Massagem cardíaca: a massagem cardíaca pode ser necessária em alguns casos para reanimar o coração da vítima:
- Estique os braços e apoie a palma das duas mãos, uma sobre a outra;
- Coloque as mãos no lado esquerdo do peito da vítima;
- Realize a pressão no peito duas vezes por segundo;
- Após repetir 30 vezes, faça uma respiração boca a boca.
Informe-se! Em casos com estes, todo o conhecimento adquirido pode salvar inúmeras vidas.