Tópicos Principais
O gás de cozinha consiste em um composto a base de mistura gasosa de hidrocarboneto oriundo do petróleo. O produto possui característica inodora, no entanto, a substância mercaptano a base de enxofre é acrescentada no gás, sendo uma medida de alerta à vazamentos.
Presente em diferentes locais e residências, o gás de cozinha pode ser encontrado tanto interior como exterior do ambiente. Por apresentar alta densidade, o botijão de gás pode ocasionar explosões se houver vazamentos, diante disso é necessário adotar alguns cuidados de segurança.
Avaliar as condições do gás de cozinha
Ao comprar o botijão de gás é de extrema importância avaliar se o produto está com lacre correto, sem violação, furos e se a alça não está solta ou quebrada. O comprador deve evitar produtos amassados e enferrujados.
Instalação segura do botijão de gás
Para garantir uma instalação segura do botijão de gás, alguns critérios como o uso de ferramentas adequadas e a escolha do local de aplicação devem ser observados. Antes de finalizar o procedimento é necessário avaliar se o botijão está com vazamento, nesse caso é utilizado um truque, em que basta aplicar uma espuma de sabão na válvula, se o produto borbulhar sinal que há vazamento.
O botijão de gás deve ser instalado em um local arejado, a fim de evitar acúmulo de gás em caso de vazamento. Recomenda-se evitar a aplicação do gás próximo a esgotos, ralos, armários com produtos inflamáveis como venenos, aerossóis, querosene, dentre outros.
Cuidados com a mangueira e regulador de pressão
O gás de cozinha possui uma mangueira de pressão que deve apresentar no mínimo 80 cm, envolta de material de PVC transparente e com o selo de aprovação pelo INMETRO. O produto possui prazo de validade de cinco anos, sendo necessário avaliar o posicionamento de instalação, pois o produto não pode ser aplicado atrás do fogão, para evitar influência do calor e ocasionar vazamentos.
Evitar acidentes com gás de cozinha
Além dos cuidados relacionados à instalação do botijão de gás, é necessário aderir os seguintes detalhes caso sinta o cheiro de vazamento:
- Não acenda fósforos ou luz;
- Evite usar telefone e celular;
- Não ligar eletrônicos ou eletrodomésticos;
- Se possível desligar os registros gerais dos ambientes;
- Entrar em contanto com órgão competente.
Em caso de problemas com gás de cozinha, é sempre prudente ter a mão um extintor de incêndio classe BC para combater fogos. A Bucka é uma empresa especializada no combate a incêndios, além de apresentar técnicos competentes possui acessórios completos direcionados aos sistemas de prevenção a explosões.