Os extintores de incêndio são equipamentos indispensáveis para garantir a segurança em ambientes como escolas, lojas, residências e empresas. No entanto, é importante que o equipamento esteja sempre à mão para que possa ser usado com eficiência em caso de emergência.
O que é um extintor portátil
Um extintor portátil é um equipamento de incêndio que pode ser facilmente transportado e manuseado por uma pessoa. Ele é geralmente usado em situações de emergência para controlar ou extinguir pequenos incêndios.
Tipos de extintores de incêndio
Extintores de espuma
Estes são os tipos mais comuns de extintores usados para incêndios de classe B. No entanto, estes são à base de água, o que significa que também podem ser usados para incêndios de classe A. A cor do rótulo é creme.
Esses extintores podem ser usados para incêndios causados por vários materiais orgânicos, incluindo madeira, carvão, têxteis, tecidos, papelão e papel, entre outros, bem como líquidos inflamáveis, incluindo gasolina e tinta.
Este tipo de extintor não deve ser utilizado para incêndios causados por metais inflamáveis, incêndios em cozinhas e incêndios que envolvam equipamentos elétricos.
Extintores de água
Os extintores de água são usados principalmente para risco de incêndio classe A. Na maioria das instalações, é necessário ter extintores de espuma ou água. Tem uma etiqueta vermelha brilhante.
Este tipo de extintor é utilizado para incêndios causados por diversos materiais orgânicos, incluindo tecidos, têxteis, carvão, madeira, papelão e papel, entre outros. Não deve ser usado para incêndios em cozinhas, incêndios causados por gases e líquidos inflamáveis, bem como incêndios que envolvam equipamentos elétricos.
Extintores de pó seco
Os extintores de pó seco padrão também são conhecidos como extintores ABC, pois podem ser usados para incêndios de classe A, classe B e classe C. No entanto, estes não devem ser usados em espaços fechados, pois o pó seco no extintor pode ser facilmente inalado.
Além disso, não é fácil limpar os resíduos que sobraram depois que o fogo acabou. Estes também podem ser usados para incêndios envolvendo equipamentos elétricos. Existem também extintores especiais de pó seco que são normalmente usados para incêndios causados por metais inflamáveis. A cor da etiqueta para este tipo de extintor é azul.
Extintores químicos úmidos
Os extintores químicos úmidos são projetados para uso em incêndios Classe F, envolvendo óleos e gorduras de cozinha. Eles também podem ser usados em incêndios de classe A embora seja mais comum ter um extintor de espuma ou água para este tipo de risco de incêndio
Para incêndios envolvendo óleos e gorduras de cozinha (um incêndio Classe F), um extintor químico úmido pode ser usado. O extintor de incêndio químico úmido também pode ser usado em incêndios de classe A, mas os extintores de espuma ou água são mais comuns. Os extintores de pó seco abafam os incêndios formando uma barreira entre o combustível e a fonte de oxigênio. A cor da etiqueta para este tipo de extintor é amarela.
Aplicações de um extintor portátil
Os extintores portáteis são ideais para uso em pequenos incêndios, em que a água não é a substância mais adequada para o combate ao fogo. Eles também são úteis em situações de emergência, quando há pouco tempo para se dirigir a uma saída de incêndio.
Os extintores portáteis têm várias aplicações, desde o combate a incêndios em lares e pequenos estabelecimentos comerciais até o uso em grandes indústrias. Dependendo do modelo, eles podem ser equipados com mangueiras para atingir certos locais de um incêndio ou mesmo ser utilizados para apagar fogos em veículos.
Na hora de escolher um extintor portátil, é importante considerar o tipo de incêndio. Embora os extintores sejam classificados em cinco tipos principais, os extintores de pó seco e de água têm versões diferentes, o que significa que há um total de oito tipos diferentes de extintores para escolher.
Os oito tipos diferentes de extintores de incêndio incluem pó seco especializado, pó seco padrão, espuma, spray de água, névoa de água, spray de água, produto químico úmido e dióxido de carbono. Não existe um único extintor que possa ser usado em todas as classes de incêndio.
Aqui está um breve resumo das diferentes classes de incêndio, juntamente com um gráfico de referência exibindo o tipo de extintor para cada vidro de incêndio. Também compartilhamos uma explicação detalhada de diferentes tipos de extintores de incêndio abaixo.
Conheça as classes de fogo
Existem seis tipos diferentes de classes de incêndio e aqui está uma lista detalhada cobrindo os tipos de incêndio incluídos em cada classe:
- Classe A – incêndios causados por materiais combustíveis, incluindo papel, tecido, madeira e outros sólidos inflamáveis.
- Classe B – incêndios causados por líquidos inflamáveis como tinta, aguarrás ou gasolina entre outros.
- Classe C – incêndios causados por gases inflamáveis, incluindo metano, butano ou hidrogênio, entre outros.
- Classe D – incêndios causados por metais combustíveis, incluindo potássio, alumínio ou magnésio, entre outros.
- Classe F – incêndios incluem aqueles causados por óleos de cozinha, como um incêndio em frigideira.
- Incêndios elétricos – incêndios envolvendo equipamentos elétricos, mas após a remoção do item elétrico, a classe de incêndio é alterada.
Agora que você já sabe quais são as classes de incêndio, não deixe de conferir tudo que preparamos sobre extintores de incêndio