Investir em um sistema de proteção antichamas eficiente deixou de ser uma opção e se tornou uma obrigação para diversos estabelecimentos e empreendimentos, sejam eles públicos ou privados.
A presença de extintores adequados às atividades exercidas em cada local, é imprescindível para garantir a segurança de todas as pessoas que vivem ou frequentam esses lugares, além de manter a integridade física do ambiente.
Mas apenas a existência de um extintor no local não é suficiente para combater situações envolvendo fogo. Esses equipamentos precisam atender às normas estabelecidas, e serem escolhidos conforme as suas especificações e capacidades.
E hoje você vai entender melhor uma das características mais importantes dos extintores: a sua classificação como portátil ou sobre roda, além das suas diferenças e formas de funcionamentos. Confira!
Extintor portátil x Extintor sobre rodas
Antes de conhecer melhor o extintor sobre rodas, é necessário entender o que são os extintores portáteis.
Você já viu um extintor pendurado na parede de algum prédio, restaurante ou comércio? Então, esse tipo de extintor é o que chamamos de extintor portátil.
É o modelo mais comum de ser encontrado e instalado nos mais diversos locais.
De acordo com a NBR 12693 que fala sobre os sistemas de proteção por extintores de incêndio, fica estabelecido que as normas se aplicam tanto para extintores portáteis como para extintores sobre rodas.
O mesmo documento classifica os extintores portáteis como um extintor que possui massa total até 245 N (25 kgf).
Em contrapartida, um extintor sobre rodas é classificado como um extintor que possui massa total superior a 245 N (25 kgf), montado sobre rodas.
Ou seja, os extintores sobre rodas são extintores de grande porte, equipados com rodas justamente para facilitar o seu manuseio em caso de incêndio.
A massa total de um extintor é uma das características que definem as especificações e os tipos de extintores. Você pode saber mais sobre o assunto no artigo em que explicamos os tipos de extintores de incêndio e suas classes.
Mas como funciona um extintor sobre rodas?
Agora que você já sabe que as principais diferenças entre o extintor portátil e o extintor sobre rodas, estão na sua massa total e na presença ou falta de rodas, vamos explicar como é o funcionamento desse tipo de extintor.
Assim como nos extintores portáteis, os agentes extintores do extintor sobre roda são os mesmos: água, CO₂, espuma mecânica, Pó Químico Seco (PQS), Gás Halogenado entre outros. As classes do fogo, A,B, C, D e K também! Conheça as classes do fogo aqui.
No entanto, o extintor sobre rodas é utilizado para apagar incêndios de proporções maiores, além de ser recomendado para estabelecimentos com metragens maiores.
Sua área de proteção não comporta uma edificação ou pavimento inteiro e extintores sobre rodas também não podem ser implementados em áreas desniveladas porque dificultam a locomoção do item de segurança.
É imprescindível que o local em que será implantado o extintor seja visível, sinalizado e desobstruído.
Um sistema de proteção antichamas eficiente, une a capacidade dos extintores portáteis e dos extintores sobre rodas para oferecer maior cobertura e segurança a todas as pessoas do local em questão.
Ainda ficou com alguma dúvida sobre o extintor sobre rodas? Entre em contato com a Bucka e receba a ajuda de especialistas para fazer a sua melhor escolha.
A pioneira no mercado de sistemas de proteção por extintores, está pronta para atender você e o seu negócio com tecnologia, certificação e comprometimento com a sua segurança e a segurança de tudo que importa para você.
Conheça os nossos produtos e serviços! Contate o nosso atendimento.