Incêndio no Edifício Joelma completa 40 anos


Última atualização: 06/09/2023 às 16h
Tempo de leitura: 2 minutos

Incêndios no BrasilQuando cobramos e ressaltamos a importância de edificações seguras, com saídas de emergência e sistemas de combate a incêndios, muitos talvez não saibam o histórico que está por trás disso, gerando tamanha preocupação.

Para os paulistanos, a resposta pode ser encontrada há 40 anos atrás. Mais precisamente, no dia 1 de fevereiro de 1974, quando um curto-circuito em um ar condicionado deu origem a um dos maiores incêndios da história do nosso país. O incêndio no Edifício Joelma.

As proporções que o incêndio tomou, em pouquíssimo tempo, levando a morte de mais de 180 pessoas e deixando outras 300 feridas, abriram espaço para a discussão quanto ao tipo de segurança instalada no prédio. Na época, ficou comprovado que ele não possuía portas corta fogo, o que justificou a rapidez com que as chamas se espalharam, dificultando o trabalho dos bombeiros, que não dispunham de equipamentos suficientes para efetuar o combate necessário.

O descaso com a construção do Joelma foi tanto, que o engenheiro, o gerente da empresa de ar condicionado e mais três eletricistas foram condenados por crime por omissão, imperícia e negligência, mesmo sem o fogo ter sido provocado, deliberadamente, por ninguém.

O caso, mais do que qualquer outro, já visto na época, trouxe a tona a questão do quão seguro e preparados estavam nossos edifícios para situações como essa. Desde então, ganhou extrema importância o uso de sistemas de combate a incêndios em edificações e qualquer ambiente fechado e aglomerado de pessoas. Eles agem, mais do que protegendo o patrimônio, assegurando o bem-estar daqueles que ali residem.

Sua atuação se dá através de diversos agentes que atuam, cada um a sua maneira. Desde agentes saponificantes, até sistemas fixos que contam com o auxílio da água, de espuma, pó químico e CO2, os sistemas de incêndio podem ser aplicados a fim de proteger máquinas, salas de painéis elétricos, cozinhas industriais, dentre outros ambientes, minimizando ou eliminando por completo a necessidade de intervenção do operador.

Em 1974, estas exigências não eram consideradas prioridade na construção de edificações, o que fez com que o Joelma fosse palco de cenas que ficarão na história da cidade, para sempre.

Após o ocorrido, o edifício ficou fechado por quatro anos, para reforma e readequação, voltando a funcionar sob o posto de prédio mais seguro da capital paulista. Naquele momento, já era tarde demais.

 

Entre em contato via Whatsapp

Ou

Ligue para: (11) 3935-4280


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Converse com nosso comercial

X
!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando