Tópicos Principais
O extintor de CO2 age extinguindo o fogo por meio do método de abafamento, expelindo CO2 e reduzindo a concentração de oxigênio no ar. O dióxido de carbono (CO2) é mais denso que o ar e desce sobre as chamas.
Vantagens do Extintor de CO2
É inodoro, incolor e não conduz eletricidade, o que faz com que seja indicado para incêndios de classe B e C, podendo ainda ser usado na classe A de maneira eficiente, o que faz com que o extintor de CO2 seja extremamente versátil, podendo extinguir de maneira efetiva incêndios pertencentes a grande parte das classes de incêndio. Conheça todas elas!
Uma grande vantagem do extintor de CO2 é não danificar o que atinge. Ou seja, pode ser utilizado em aparelhos eletrônicos e utensílios delicados, como computadores e telefones, sem causar nenhum dano aos mesmos. No entanto, esse extintor não deve ser usado em materiais leves,
Pois seu conteúdo sai com alta pressão de ar, o que pode espalhar o material em chamas, fazendo com que seja mais fácil de o incêndio se alastrar.
Outra grande vantagem é que o ambiente fica isento de resíduos e a área pode rapidamente voltar a operação, após a ventilação do local.
O método de extinção por abafamento
O método de abafamento ocorre de maneira a retirar o comburente, no caso o oxigênio, do foco do incêndio. Abaixa os níveis de oxigenação, e consequentemente reduz o poder da combustão. Quando a porcentagem de oxigênio é reduzido a 8%, o fogo deixa de existir.
A Bucka conta com uma linha completa de extintores para as mais variadas necessidades. Confira nossos produtos!
Muito legal o co2
Obrigado pelo comentário!
preciso de uma informação: o co2 do extintor é o mesmo co2 alimentício?Ou seja,esse co2 de extintor é utilizado para carbonatar refrigerante?aguardo resposta.obrigado.
Sérgio, nós trabalhamos apenas com o CO2 industrial. Consulte as empresas fabricantes dos gases, como a Linde, AirProducts, White Martins, ok?
…e ainda tem profissional por ai afirmando que o extintor de CO2 age por resfriamento
Parabéns pelo post! Mas tenho uma dúvida!
Tenho pesquisado a respeito devido alguns relatos de choque elétrico ao utilizar extintores de CO2 e estes eventos aparentemente são devido o acumulo de eletricidade estática proveniente da descarga. Existem evidências práticas porém, não encontrei em normas, artigos ou recomendações de fabricantes cuidados a respeito deste tema.
Poderiam esclarecer quais cuidados devem ser tomados e se existem recomendações uso/fabricação para evitar este tipo de acumulo/descarga de carga elétrica durante o uso?
Agradeço
Deixei um comentário