O que é um sprinkler e como ele atua no combate a incêndios?


Última atualização: 02/10/2023 às 17h
Tempo de leitura: 3 minutos

 

O que é um sprinkler? 2

Em um cenário onde a segurança é prioridade máxima, os sprinklers emergem como protagonistas no combate a incêndios. Esses dispositivos, engenhosamente projetados, desempenham um papel crucial na proteção de propriedades e ativos, especialmente em ambientes empresariais. Um sprinkler é um dispositivo comumente utilizado no combate a incêndios. Ele é composto de uma “armadura”, um elemento sensível, chamado bulbo. O bico de sprinkler é rosqueado a uma tubulação pressurizada e permanece fechado por tampa travada pelo bulbo.

As roscas normalmente são de ½” ou ¾” NPT. No interior do bulbo um líquido se expande a uma determinada temperatura de maneira que a cápsula seja rompida, quando um incêndio for iniciado, liberando a água para atuar no combate.

Na linha de equipamentos fixos de combate a incêndios, os sprinklers tem se mostrado um dos meios mais eficientes e econômicos, que podem diminuir os prejuízos à sua propriedade.

Talvez, seja porque são sistemas anti-incêndio que funcionam sem a necessidade da ação humana imediata, já que são instalados nos ambientes, produzindo sua “chuva” característica quando a temperatura atinge níveis elevados.

Desvendando os Sprinklers: Eficientes no Combate a Incêndio

Os sprinklers são dispositivos projetados especificamente para o combate a incêndios. Na essência, um sprinkler consiste em um sistema complexo, composto por vários componentes integrados para uma atuação precisa e eficaz. O elemento crítico é o “bulbo” sensível ao calor. Esse bulbo é cuidadosamente projetado para reagir à temperatura.

Quando a temperatura atinge um nível crítico, o bulbo se rompe, desencadeando uma série de eventos que levam ao combate das chamas.

Como são fabricados os Sprinklers

Sprinkler diversos

Ao redor do mundo, sprinklers são fabricados com bulbos que se abrem quando as temperaturas chegam em 68, 79, 93 e, até, 141 Cº. No Brasil, a maioria dos sprinklers disponíveis no mercado foram feitos para abrirem à temperatura de 68 Cº, mas existem outras variações disponíveis, mesmo essas sendo as mais comuns.

Voltando aos detalhes da sua aplicação, o bulbo do sprinkler se rompe, a medida que o incêndio já foi iniciado e a temperatura só faz aumentar. Nesse ponto, a água liberada pela tampa rompida, e cai circularmente, chegando a cobrir uma área de 16 m² dependendo do modelo utilizado.

Instalação do Sprinkler 

Na maioria dos ambientes, instalar um sprinkler significa, quase que obrigatoriamente, ter que instalar outros dele. Uma vez que se o incêndio estiver em um nível mais intenso, se alastrando para outras áreas, outros sprinklers poderão se abrir e controlar o fogo.Dois ou três deles abertos costumam ser suficientes para o combate, e não existe nenhum risco do fogo de um ambiente provocar a abertura de um sprinkler em outro lugar se não o afetado pela elevação da temperatura, já que eles se abrem individualmente.


Características do Sprinkler: Maior Cobertura, Menos Danos

O que é um sprinkler? 3

A característica distintiva dos sprinklers é sua capacidade de atuar sem a necessidade de intervenção humana imediata. Uma vez instalados nos ambientes, eles aguardam silenciosamente até que as temperaturas elevadas do incêndio os ativem. Quando isso acontece, eles liberam água de maneira controlada e circular, abrangendo uma área considerável, muitas vezes chegando a cobrir até 16 metros quadrados, dependendo do modelo.

Gostaria de mais informações sobre os Sprinklers? 

Em busca de uma parceria confiável para implementar sistemas de combate a incêndios altamente eficazes? Com expertise reconhecida, a Bucka está comprometida em proteger suas instalações e garantir a segurança dos seus ativos. Nossos especialistas estão à disposição para fornecer orientações personalizadas e esclarecer todas as suas dúvidas sobre sprinklers e outras medidas de segurança contra incêndios. Sua tranquilidade é nosso foco. Entre em contato com nossos especialistas!

Entre em contato via Whatsapp

Ou

Ligue para: (11) 3935-4280


Comentários em “O que é um sprinkler e como ele atua no combate a incêndios?

  1. Eu trabalho de brigadista e socorrista eu gosto muito dessa profissão e quer cada vez mais me aprofundar nos conhecimento de brigada de incêndio parabéns pelas informações no site ass. natan brasilia Df

    1. Nós é que agradecemos, Jairo, e ficamos contente de poder contribuir, mesmo que minimamente, para o sucesso do seu trabalho da faculdade!
      Sempre que precisar de informações, tiver dúvidas ou sugestões, recorra ao nosso blog ou entre em contato conosco.

      Atenciosamente,

  2. eu queria saber sobre o liquido colorido que vai dentro do Bulbo, qual eo nome dele, pq eu estou fazendo um curso de Bombeiro Civil eo professor passou pra nos fazer um trabalho sobre o nome do liquido do SPRINKLERS E eu pesquisei muito mas não consegui, se soube e pode me fala eu agradeço desde ja. Obrigado

    1. Olá, Uederson!

      Trata-se de um líquido a base de glicerina que se expande a determinada temperatura, rompendo o bulbo e permitindo a passagem de água.

      Atenciosamente,

    1. Vitor, sugiro consultar a NBR ABNT NBR 10897:2014 Sistemas de proteção contra incêndio por chuveiros automáticos, bem como as Instruções Técnicas dos Bombeiros do seu Estado.

      Atenciosamente,
      Bucka

  3. Gostaria de saber se é possível colocar em apartamento durante uma reforma, de onde seria a captação da água ponto interno já que ela tem de ser pressurizada. Também se não existe o risco de acionar o sistema apenas por elevação normal de temperatura como é o caso de cozinhas e banheiros (uso de aquecedores contra vapores do banho), etc.

    1. Olá Lia. O sistema de sprinkler deve ser dimensionado para todo o edifício. Em sistemas existentes, a reforma deve obedecer as restrições do sistema (ex. compartimentarão, vigas, colunas, etc). A rede dever ser pressurizada. Quanto ao acionamento “acidental” a atuação só ocorre quando há elevação de temperatura até 68 graus (ou mais) no bulbo. Poderia ocorrer em cozinhas industriais, porém nestes casos outros bicos são selecionados.

  4. A/C. Depto. Comercial

    Bom dia

    Somos um grupo empresarial de engenharia localizados no Estado do Rio Grande do Sul onde atuamos na área da construção civil e de prevenção contra incêndio, estamos procurando empresas neste seguimento para representar e ou distribuir em nosso estado, gostaríamos de saber a possibilidade de ser representante de seus produtos, temos uma vasta carteira de cliente, podendo expandir seu produtos em todo o estado.

    Certos de Sua atenção, subscrevemo-nos
    atenciosamente
    M.Cleonice
    51-30616368 – 92005612

    1. Erico, deve ser feita manutenção seguindo a NFPA13. Não há vencimento determinado porém devem ser realizados testes periódicos.

  5. Ola, pessoal.

    Durante a apresentação de uma trabalho na faculdade o qual abordei esse tema, em um dado momento um colega de classe me questionou o quanto de pressão em uma rede o sprinkler suportaria, achei bem interessante o questionamento desse colega entretanto não obtive sucesso nas pesquisas que fiz. Ficaria muito grato se a equipe Bucka conseguisse me responder essa questão.

    Portanto, passo ela a vocês: “Um sprinkler instalado em uma rede, quanto de pressão seria necessário para que ele se rompesse sem ser por ação da elevação de temperatura, ou seja, quanto de pressão na rede seria necessário para quebrar o elemento sensor sem ser pelo fogo mas sim pelo excesso de pressão de água na rede?

    1. Pedro, boa tarde.
      Obrigado pelo comentário.

      Os sprinklers são fabricados e certificados para trabalharem até uma pressão máxima, que normalmente é 12 bar (em alguns modelos pode chegar a 17,5 bar).
      Acima da pressão máxima de trabalho é possível que a estrutura do equipamento (incluindo o bulbo) não resista a pressão e haja rompimento da peça.

  6. Somos uma empresa de Consultoria de TI e gostaríamos de saber se o Sprinkler é adequado para ser instalado na Sala dos Servidores, Switches, Roteadores e Pabx ( CPD) ou tem outro equipamento de prevenção de incêndio mais adequado para este tipo de sala.
    A ideia é evitar o incendio e tambem danos aos equipamentos, pois presumimos que a aguá liberada pelo sprinkler danificara os equipamentos, havendo perda da mesma maneira.

    1. Prezado Roberto,
      Obrigado pelo comentário.

      Para salas com equipamentos sensíveis (Data Center, UPS, Telefonia), o ideal é a proteção com gases inertes (NFPA 2001), que farão a extinção do incêndio, preservando os equipamentos. Você poderá ter mais dados sobre este tipo de sistema nas páginas https://www.bucka.com.br/sistema-de-combate-a-incendio/sistema-de-novec-1230/ e https://www.bucka.com.br/sistema-de-combate-a-incendio/sistema-de-fm-200/ ou ainda em contato com a nossa Engenharia no telefone (11) 3935-4280!

      1. Existe alguma norma ou regulamentação que proibida ou recomende a não utilização de sprinklers em CPDs? Imagino que o uso de água pode alastrar o incêndio nesses locais. Penso nisso porque existe uma categoria de extintor para equipamentos eletrônicos que não utiliza água, mas sim CO2. Aproveito para perguntar se vocês saberiam me dizer se em escritório com piso falso os sprinklers poderiam alastrar incêndios pela possibilidade de causar curtos circuitos.

        1. Adriano, bom dia. Não há norma que proíba o uso dos sprinklers. Já as normas NBR 10897 e NFPA 13 regulamentam este tipo de aplicação, porém como se tratam de equipamentos sensíveis a água, o ideal é utilizar um sistema tipo pré-ação, com ar comprimido e dupla confirmação de fogo (ex. detector de fumaça) para garantir que não haja atuação indevida. Outra opção são sistemas de Inergen, FM-200 e Novec 1230 que protegem a sala sem danificar os equipamentos. Os sprinklers não alastrariam o fogo, mas sem dúvida poderiam causar danos aos equipamentos.

  7. Boa tarde,

    Estou fazendo um trabalho da faculdade sobre chuveiro automáticos e tenho duas duvidas, sera que vocês podem me ajudar?
    Vi que em áreas de leve risco um sprinkler pode atender em torno de 18 m², isso eu tenho que considerar somente para ambientes abertos ou se forem divididas também?
    E qual a distancia minima de um sprinkler e uma parede quando o ambiente é pequeno?

    Desde ja agradeço a atenção.

    1. Olá Ana Paula. O espaçamento entre bicos depende de muitos fatores, como pé direito, vigas e material estocado. O ideal é você seguir a ABNT NBR 10897 e NFPA 13.

    1. Olá Sérgio, o bico de sprinkler é projetado para suportar pressões muito acima da pressão nominal do sistema. Todo bico é testado a 2 vezes a pressão de operação, portanto você não deve ter problemas ao pressurizar a rede.

  8. Boa tarde!
    Vou fazer meu tcc a respeito dos sprinkler e queria saber como e onde que fica armazenado a agua utilizada quando acionado os sprinklers e qual é a quantidade aproximada de agua que deve ser armazenada para combater um incendio?

  9. Prezados Senhores, bom dia !!

    Como a bomba do sistema de SPK estará no barrilete do edifício (nível + 22m) por questão arquitetônica, posso desconsiderar esta altura para o cálculo da vazão, pressão e potência para os bicos localizados no pavimento subsolo desta edificação (nível – 1,50m) ??

    Atencisamente.

    Arthur

  10. Vejo muito isso em filmes, 007 cassino royale, sherlock no episodio da nominatrix é um equipamento bem funcional entretanto não dispensa os demais como os extintores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Converse com nosso comercial

X
!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando