Tópicos Principais
A Norma NBR que aborda os aspectos referentes a construção e desempenho das mangueiras de combate a incêndio é a ABNT NBR 11861.
Dentre as principais mudanças que essa norma já sofreu está a revisão ocorrida em 1998, que exigiu obrigatoriamente, que os fabricantes de mangueiras comercializem seus produtos com união, o que gerou enorme ganho para o mercado.
Por um lado, o fabricante comercializa seu produto com união e conseguia considerável diminuição das reclamações oriundas de clientes, que ao utilizarem mangueiras com uniões de terceiros, percebiam o aparecimento de vazamentos, ou mesmo, o desempatamento das mangueiras.
Por sua vez, o consumidor ganhou um produto de melhor qualidade, com a confiança de estar de acordo com as normas da ABNT.
Em outra alteração feita na norma, ficou definido que as mangueiras precisam apresentar critérios mínimos de resistência à abrasão, o que aumenta inevitavelmente a durabilidade do produto. Dentre os tipos de mangueira mais utilizados estão as mangueiras de incêndio de tipos 1, 2, 3, 4 e 5. Todos estes tipos de mangueiras são fabricados pela Bucka nos diâmetros de 1.1/2” e 2.1/2”.
Conheça os tipos de mangueiras de incêndio
Mangueiras de incêndio tipo 1 (Modelo Prednyl)
São destinadas a edifícios de ocupação residencial e incêndios prediais, tecida em fibra de poliéster e revestida, internamente, com borracha sintética, através de vulcanização direta no tecido e com acoplamento de engate rápido storz.
Mangueiras tipo 2 (Modelo Petronyl 700)
São as ideais para utilização no combate a incêndios industriais, sejam eles em prédios comerciais, áreas industriais ou grandes fábricas. Se tecido também é confeccionado em fibra de poliéster e com revestimento interno de borracha sintética.
Mangueira de tipo 3 (Modelo Doublenyl)
Fabricada com duplo reforço têxtil de alta resistência contra rupturas e abrasões, de tecido em fibra de poliéster e com revestimento interno de borracha, também conhecida como “dupla capa” possui tecimento diagonal, do tipo sarja, na cor branca, com tubo interno e dotada de uniões storz, destinadas à área naval e, também, para a industrial.
Mangueira de tipo 4 (Modelo Petrobor)
É também tecida em fibra de poliéster e revestida por borracha. Sua diferença, em relação aos outros tipos de mangueiras disponíveis, é que essa mangueira, além do revestimento interno de borracha, é revestida, também, por fora, em borracha sintética na cor vermelha, com as mesmas uniões storz.
Seu uso é comumente feito em áreas industriais como refinarias de petróleo e petroquímicas, onde se precisa de alta resistência a abrasão e a superfícies quentes. Apresenta longa durabilidade e também pode ser utilizada no transporte de líquidos, na indústria naval, e em operações realizadas em plataformas de perfuração e agricultura.
Mangueira de tipo 5 (Modelo Rubbernyl)
As mesmas propriedades se aplicam à mangueira de tipo 5, com a diferença de que ela é revestida por duas camadas de borracha sintética, normalmente, na cor preta, mas, também, com as uniões de engate rápido storz.
Sobre a Bucka
Somos uma empresa especializada e dedicada ao desenvolvimento de sistemas de prevenção e combate a incêndios e poderemos ajudar você a fazer a escolha certa. Fale com um de nossos especialistas!
Bom dia! Gostaria de saber se existe e qual a diferença física entre as mangueiras tipo 1 e tipo 2.
Trabalho em um ministério na esplanada dos ministérios em Brasília e estou pesquisando qual a mangueira correta para uso na edificação que tem 9 (nove) andares.
Agradeço desde já!
Alfredo, sim existe diferença na lona e consequentemente resistência a pressão. As mangueiras tipo 2 também são fabricadas em 2.1/2”, o que permite maior vazão e alcance.
O tipo adequado para sua instalação deve ser determinado pelo projetista responsável pelo projeto de incêndio da edificação.
SENHORES.
GOSTARIA DE SABER QUAL A VALIDADE DE UMA MANGUEIRA DE INCÊNDIO DO TIPO 1?
AGUARDO RESPOSTA COM BREVIDADE.
GRATO
Prezado Viana. Não existe uma validade definida para as mangueiras de incêndio. A garantia de fabrica é de 1 ano e anualmente também deve ser realizada a manutenção de acordo com a ABNT NBR 12779.
Bom dia. Todas as mangueiras são executados os testes hidrostáticos anualmente. A empresa responsável pelos testes tem que fornecer um laudo onde ela se responsabiliza pela garantia da mesma, e todas as mangueiras tem que estar com lacre na cor correspondente ao ano correspondente.
Ola… trabalho em um shopping e trabalhamos com as mangueiras tipo 2… porem o estacionamento q a empresa alugou para os funcionarios deixar os carros e motos faz parte de um predio residencial… a mangueira tipo 1 serve para esse estacionamento ?
Olá Giani. Se o prédio é residencial, sim.
Qualquer dúvida, estamos à sua disposição.
Qual temperatura externa que as mangueiras poderão ficar expostas:
Ola Jose Clemente. Não existe uma definição normativa sobre a temperatura máxima de exposição. Como se trata de um equipamento de combate a incêndio, ela pode sim ser exposta a temperaturas elevadas, desde que não submetida diretamente ao fogo.
Prezados, bom dia!
Tenho uma dúvida em que situação devo usar mangueira de incêndio de 21/2 .
É comum o uso desse diâmetro de mangueiras em edificações como hospitais por exemplo?
Atenciosamente,
Wilson Roberto Leite
Wilson, depende da área construída, carga térmica e do tipo de risco envolvido. A IT-22 do Corpo de Bombeiros de SP especifica estas condições na Tabela 3 da norma!
Por favor, qual o tipo de mangueira para usar em bombas para vazão de agua de reservatório de prédios ? para limpeza do reservatório de água ?
Olá, para limpeza do reservatório, não há necessidade de uso de mangueiras de incêndio. Pode ser utilizada uma lavadora de alta pressão.
Boa tarde!
Em relação às mangueiras do tipo 5, considerando que possuem as mesmas propriedades das mangueiras do tipo 4, sendo que a diferença está no revestimento externo, gostaria de saber em quais situações devemos utilizar o tipo 5, em detrimento do tipo 4?
Olá Sandra. Seguem informações:
Mangueira tipo 4 – Ambientes onde é exigido uma maior resistência a abrasão em relação às mangueiras tipo 2
Mangueira tipo 5 – Maior resistência à abrasão e maior resistência a superfícies quentes em relação a tipo 4.
Além do revestimento externo, existe alguma outra diferença entre as mangueiras de incêndio tipo 4 modelo Petrobor e modelo Petroplast? Em que circunstâncias uma é recomendada em detrimento da outra?
Sobre as mangueiras tipo 4 especificamente, além do revestimento externo não há diferenças de entres as mangueiras Petrobor e Petroplast. Ambas possuem a mesma performance requerida pela norma ABNT NBR 11861. Há clientes que preferem a mangueira Petrobor por ser mais flexível ao enrolá-las. Outros preferem a mangueira Petroplast por ser mais compacta (leve).