Acidentes aéreos ocorrem por uma somatória de fatores, assim como a tragédia em Santa Maria. O elevado número de mortes é resultado de erros que provavelmente envolvem projeto, equipamentos, fiscalização, manutenção e operação dos sistemas de prevenção e combate a incêndio, daquela edificação. Infelizmente, por se tratar de uma casa noturna, com elevada densidade de ocupantes, o que se vê pelas imagens e relatos é uma catástrofe. A tragédia escancara a banalização dos sistemas de prevenção e combate a incêndios nas edificações pelo Brasil.
Calcular a quantidade exata de casas e estabelecimentos comerciais que não dispõem de segurança contra incêndio parece impossível. Mas, se tomarmos como base o comportamento apresentado pelos proprietários de casas noturnas, movimentando o mercado de equipamentos obrigatórios de combate a incêndio após o acontecido no Rio Grande do Sul, temos uma idéia do quão desprovida de segurança a vida noturna das maiores cidades do Brasil parecem estar.
Em São Paulo, a preocupação em torno do aumento na segurança movimenta o mercado de itens como os extintores. A pressa em se adequar as normas de segurança é tanta, que alguns estabelecimentos resolveram, inclusive, fechar as portas, temporariamente.
Uma casa noturna, situada na região central da capital paulista, que tem capacidade para cerca de 500 pessoas, possuí 14 extintores e três saídas de emergência. Nada, porém, que tenha impedido seu proprietário de fechar as portas, por alguns dias, temendo o risco que corre de ter que fechar, a medida que as vistorias aumentam após a tragédia. Cartazes foram colocados na porta, para que ninguém obstrua o corredor que dá acesso à rua. Junto com isso, um vídeo deve ser exibido nos telões, para informar o local dos extintores, bem como as saídas mais próximas.
A preocupação agora é grande em não deixar nenhuma “ponta solta”, que possa gerar sensação de insegurança de quem frequenta bares e boates, Brasil a fora. A procura por equipamentos de proteção e combate a incêndios aumentou consideravelmente, e a compra de produtos como os extintores de CO2 e pó químico, em larga escala, evidencia o quanto ainda necessita ser feito, para que não precisemos assistir a cenas como as produzidas em Santa Maria.
Obrigado e volte sempre!