As viaturas específicas para combate a incêndios em aeronaves, conhecidas na sigla em inglês como ARFF (Aircraft Rescue Fire Fighting) são projetadas conforme a NFPA 414 que define os parâmetros dos diversos sistemas de incêndio que compõe estes veículos.
Um reservatório de pó químico é instalado na carroceria da viatura, juntamente com cilindros de nitrogênio para pressurização do conjunto no momento de atuação. No momento do combate as válvulas dos cilindros de N2 são atuadas, com possibilidade de comando remoto através de solenoide por exemplo e o pó químico pode ser aplicado por linhas manuais (carretel) ou canhões específicos para aplicação de pó químico.
As elevadas vazões de pó químico estabelecidas em norma garantem um combate eficiente em incêndios tridimensionais, com vazamento de combustível por exemplo, agravado ainda com a presença de obstáculos (como a própria fuselagem da aeronave). A combinação com outros sistemas presentes na viatura, como espuma, permitem um combate ainda mais seguro.
Para maiores informações sobre sistemas de pó químico para viaturas entre em contato com o Departamento de Engenharia da Bucka. Desenvolvemos soluções específicas para cada cliente.