Um tanque diafragma é um componente em um sistema proporcionador de espuma (LGE), com pressão balanceada. Não faz uso de energia de fonte externa, a não ser da pressão da água, para assegurar uma correta operação de dosagem.
Os tanques diafragma existem nas formas verticais e horizontais e são projetados e construídos em aço carbono respeitando as últimas revisões do código ASME (American Society of Mechanical Engineers), referente a vasos de pressão. A pressão de trabalho é normalmente 14 kgf/cm² e a pressão de teste é 1,5 vezes a de trabalho.
As conexões de alimentação de água e dreno possuem proteção interna para evitar o rompimento do diafragma (bladder). O tanque é apoiado sobre suportes, com livre acesso à válvula de dreno e de enchimento da bolsa, bem como a válvula de drenagem e enchimento do tanque. Os tanques são fornecidos com visor de nível para idenficação da quantidade de LGE dentro do tanque. O tanque ainda é dotado de válvula de segurança caso haja sobrepressão além da pressão de trabalho.
Para verificar os modelos fabricados pela Bucka clique no link abaixo: